quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coordenação do LIE do CEEJA Vilhena realiza mais uma Oficina com Professores

Nesta quarta, 07 de agosto a Coordenação do LIE do CEEJA Vilhena realiza a Oficina "Gmail, a correspondência digital" com os Professores da escola.
Na oficina a professora Ana Campana falou das vantagens do uso do email como:
-Guardar as mensagens para lê-las quando quiser;
-Enviar emails para muitas pessoas ao mesmo tempo;
-Se comunicar com um grande número de pessoas;
-É barato;
-É rápido;
-Você transfere vários arquivos de uma só vez – fotos, músicas, vídeos, textos,...



      Falou também que o email oferece o
- Chat (bate-papo)
- e a possibilidade de trabalhar mensagens eletrônicas (gênero textual) com alunos.
      Conhecemos o projeto desenvolvido pelo educador francês Célestin Freinet que foi uma referência na prática em que alunos e alunas de diferentes escolas se correspondam por correio.
  Abriu-se espaço para discussão acerca da sugestão da atividade com email para o desenvolvimento da escrita e leitura dos alunos e surgiu muitas outras ideias por parte dos professores participantes.
      Na era do correio eletrônico, esta atividade pode ser extremamente potencializada.
      A prática da escrita com o propósito concreto de comunicação com outros alunos muitas vezes de realidades muito diversas motiva os alunos e aproxima a escola de sua vida real, oferecendo ainda a oportunidade do desenvolvimento de várias competências.
      A sugestão é que a escola mantenha listas de emails de diversas turmas de outras escolas e disponibilize-as para os seus alunos e alunas.
A partir daí a oficina foi a prática para aprender o manuseio do gmail, adicionar contatos, fazer a configuração da conta, enviar email, o uso do CCO, anexar e enviar email, convidar os contatos para o chat e experimentá-lo.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário