quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oficina no LIE CEEJA

Na semana de 11 a 15 de junho as professoras do LIE CEEJA, fizeram com seus professores a oficina desenvolvendo as seguintes competências:
-Pesquisa na internet:
Pesquisa dirigida;
Referências.
Na oportunidade foi estudado também o seguinte documento.

Código de Ética para pesquisa escolar na Internet
1. Preâmbulo
Este código de ética objetiva regulamentar a pesquisa escolar por meio da internet.
2. Princípios fundamentais
Parágrafo 1. É dever dos educandos quanto às pesquisas na internet:
1. Apresentar um roteiro com as principais ideias e opinião própria sobre o tema;
2. Utilizar a internet como instrumento de pesquisa, limitando-se a acessar sites destinados à sua pesquisa escolar, buscando informações em fontes confiáveis;
2. Respeitar direitos autorais e evitar possíveis acusações de plágio:
2.1. Citar a bibliografia utilizada, autores, ano, instituição, entidade e endereço eletrônico;
2.2. Utilizar aspas nas citações ao copiar trechos de textos de outros autores, os quais servem para dar embasamento teórico ao texto;
2.3. Não reproduzir obras fotográficas, músicas, vídeos e textos que não estejam em absoluta consonância com o original, salvo prévia autorização do autor.
2.3.1 As autorizações dos autores deverão vir anexas aos trabalhos.
3. Não se limitar à reprodução ou cópia de material de outros autores, mas, produzir o próprio material (textos, vídeos, apresentações digitais,...), utilizando de seu conhecimento prévio e reflexões feitas a partir da pesquisa.
Parágrafo 2. É permitido ao educando:
1.Acessar sites que tragam informações confiáveis à sua pesquisa;
2.Consultar sempre mais de um site a fim de analisar e confrontar informações, enriquecendo a pesquisa, os debates, discussões e reflexões;
1.2. Utilizar a pesquisa avançada do buscador Google e outros buscadores quando necessários.
Parágrafo 3. É dever do docente: 

1. Pesquisar e planejar suas aulas antecipadamente.

2.Orientar as pesquisas e sugerir sites confiáveis.

3. Sugerir pesquisas que desenvolvam habilidades:
­- de identificar;
- selecionar;
- resumir e
- utilizar.

Parágrafo 4. É direito do docente:
1. Anular a pesquisa do aluno quanto esta não atender aos critérios estabelecidos.
3. Resultado Final 
Os educandos deverão construir conhecimentos, reelaborar pensamentos a partir das leituras críticas efetuadas, selecionando informações relevantes e registrando as principais ideias. que se considerar que os conhecimentos devem ser compartilhados através da utilização de blogs, wiks e outros aplicativos computacionais e de comunicação via internet, não esquecendo as referencias utilizadas, sejam elas consultadas em livros, endereços digitais (sites), periódicos, palestras, aulas, seminários ou até mesmo conversas informais.
4. Avaliação 
Será avaliada a construção de conhecimentos realizada a partir da seleção de informações relevantes sobre o tema, a redação própria e o formato e design do trabalho ou a critério do Professor.

 

terça-feira, 12 de junho de 2012


Um endereço MUITO INTERESSANTE para criar poesias on-line!!! 
Vale a pena conferir!!!

FÁBRICA DE POESIAS
Siga o passo a passo destas ferramentas interativas e crie (e compartilhe) suas produções poéticas!!!

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ótima aula!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Reforma Ortográfica

Que tal uma aula no LIE?

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Ao final faça o teste...

e boa aula!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalhando com o writer



As oficinas oferecidas na semana de 28 de maio a 01 de junho, ofereceram  aos professores conhecer as possibilidades de uso do writer como:



- hiperlink e jornal -